Biscoito de nata para o Natal

biscoitos-decorado-de-natal-arvore-papai-noel

Um biscoitinho de Nata é bom demais, ainda mais quando é para uma ocasião importante e especial como o Natal. Ai dá até para fazer decoradinho com cobertura e tudo mais né? Uma delícia!

Receita de Biscoito de nata para o Natal

Ingredientes:

380g de mel
380g de açúcar
125g de manteiga
2 ovos inteiros
1 colher (sopa) de condimentos (noz-moscada, cravo, canelá em pó e gengibre)
10g de bicabornato de sódio
1/4 de copo de água
1,250g de farinha de trigo

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o mel com o açúcar, deixe esfriar e junte demais ingredientes, mais o bicabornato dissolvido em 1/4 de copo de água. Misture tudo até formar uma massa homogênea. Espiche a massa com rolo e corte no formato desejado. Colocar os biscoitos em uma forma untada e nefarinhada. Assar em forno médio, pré-aquecido.

Dica: fazer a massa de véspera, pois fica melhor de trabalhar.Você pode acrescentar ingredientes adicionais, como 3 xícaras de nozes picadas ou 400g de chocolate meio amargo picado ou 2 xícaras de chocolate em pó.

Receita do glacê usado para a decoração

Receita do Glacê real

Ingredientes:

1 clara de ovo
250g de açúcar impalpável
1 colher (sopa) de suco de limão
Como fazer:

Na batedeira, bem lenta, misturar a clara e o limão. Aos poucos vá adicionando o açúcar até obter uma massa homogênea, com aparência de merengue duro.
Acrescentar corante em gel para dar cor.

OBS.: Talvez você precise acrescentar mais um pouco de açúcar impalpável, depois, para recuperar o ponto do glacê.

Em certo momento você pode ter que adicionar água ao glacê. O recurso pode ser usado para alguns tipos de decoração onde a superfície o biscoito é totalmente coberta pelo glacê, na primeira etapa, para depois fazer os detalhes. Basta acrescentar alguns pingos de água para deixar o glacê mais fluído, mas cuidando para que não fique mole demais. Coloque pingos de água, mexa o glacê e teste colocando um pouquinho numa espátula ou colher. Vire-a de lado e, se o glacê escorrer lentamente, é porque está no ponto.

Feliz Natal!

Deixe uma resposta