Chapatti – Receita de pão indiano integral

Para quem está de dieta, falar em pão já soa como se fosse um pecado mortal (as vezes é…), o que não é caso desse pãozinho milenar. Na Índia, este pão se chama chapatti, geralmente feito de farinha de trigo integral, leva apenas água, sal e um pouco de óleo e claro, uma mão amiga para ajudar a sovar a massa. Praticamente não existe refeição por lá se não tiver uma cestinha com algumas rodelas de chapatti, que serve até mesmo como talher.

Eu particularmente prefiro usar farinha integral pelo saber marcante e pela funcionalidade que ele traz à saúde. Alimenta, sacia e se tornou indispensável tanto na minha dieta como no gosto do pessoal aqui de casa. Ninguém vive sem:)

Ingredientes

  • 4 xícara de chá de farinha de trigo integral;
  • 4 colheres de sopa de azeite, óleo ou óleo de coco;
  • 1 copo de água;
  • Sal a gosto;

Modo de preparo

Se você quiser aumentar o diminuir a receita a regra é simples, é uma colher de sopa de óleo para cada xícara de farinha. A água vai variar muito, pois ela precisa de uma certa liga para sovar. E só para constar, não leva fermento.

  1. Peneire a farinha. É preciso peneirar para tirar as partículas maiores da farinha. Isso ajuda a dar o ponto.
  2. Adicione o sal, o óleo e um pouco da água. Misture com a mão até ficar uma farofa.
    incorpore os ingredientes
  3. Agora vá adicionando a água aos poucos e amassando sempre. Amasse até incorporar bem e em seguida coloque em uma vasíla cuberta com um pano. Deixe descansar por 30 minutos.
  4. Agora sove bem a massa por no mínimo 10 minutos. Use farinha de trigo para polvilhar se ficar muito grudenta.
    ponto da massa
  5. Na sequência, separe a massa em bolinhas, amasse com um rolo até formar pequenos discos.
    modelando os discos de massa

Assando o chapatti

Esquente uma frigideira ou chapa, coloque o disco e deixe assar por um minuto e meio a dois.

assando o chapatti

Na sequência coloque em cima da chama do fogão e rapidamente vire até formar bolhas de ar. Fica lindo!! Eles murcham mas o aspecto fica muito bonito. Esse processo é rápido, coloque um pouco sobre a chama e logo vire.

Finalize rapidamente sobre a chama do fogão.
Finalize rapidamente sobre a chama do fogão.

Você pode guardar em sacos plásticos e colocar na geladeira. Também dá para congelar, o aspecto fica ótimo e não fica ressecado. Gostaram? Deixe sua opinião nos comentárias abaixo ou curta nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta