Como fazer arroz branco soltinho

Um dos alimentos base no prato do brasileiro, o arroz branco soltinho, bem temperado e no ponto certo ainda causa um certo ar de mistério para algumas pessoas.

Perguntas como: “poxa vida, como é que você consegue fazer um arroz tão gostoso e eu nunca consigo acertar o meu”? Sempre foi muito comumComo a minha mãe (mineira e cozinheira de mão cheia!) me ensinou dessa forma, e sempre deu muito certo, vou compartilhar a receita para deixar o seu arroz branco soltinho e delicioso. Não tem segredo nenhum, mas uma sequência lógica da coisa ajuda bastante. Tome nota!

Ingredientes

  • 2 xícaras chá bem cheias de arroz branco tipo 1 (agulhinha);
  • 4 xícaras de chá de água;
  • 2 colheres de sopa de azeite, banha ou óleo de soja;
  • 3 dentes de alho picadinho;
  • 1/2 cebola picadinha;
  • 1 colher chá de sal.

Modo de preparo

  1. Primeiro de tudo, coloque a água para esquentar na chaleira.
  2. Arroz aqui em casa vai alho picadinho desde sempre. Tem gente que não gosta muito então se esse for o seu caso, use só a cebola. Pois bem, para facilitar eu pico o alho e a cebola e dou uma batida leve no processador para ficar bem miudinho.
  3. Em uma panela média, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho em fogo baixo. Comece pela cebola e quanto ela estiver ficando transparente, acrescente o alho. Se jogar tudo junto o alho queima, aí o seu arroz vai ficar cheio de pontinhos escuros depois de pronto.
  4. Jogue o arroz na panela e refogue um pouco até perceber que os grãos ficaram brilhosos por causa do azeite. Isso não dura mais do que um minuto.
  5. Acrescente a água que estava esquentando na chaleira até cobrir o arroz e aumente o fogo para médio. Misture o sal e deixe cozinhar sem ficar mexendo.
  6. Quando a água já estiver secando (no mesmo nível do arroz) coloque a tampa deixando um pouco aberta até terminar o cozimento.
  7. Antes da água secar completamente (uns 8 ou 10 minutos), misture o arroz, desligue o fogo e tape a panela para o arroz terminar o cozimento só com a temperatura da panela (uns 5 minutinhos).
  8. Coloque o arroz em um refratário bonito. Sirva feliz e contente!

Dicas para deixar o arroz soltinho

1) Lavar ou não lavar o arroz?

Eu nunca lavo o arroz, isso deixa ele mais soltinho e no ponto que eu gosto do cozimento, sempre com os grão íntegros e sem ficar “estourados”.

Mas isso não é uma regra geral, principalmente quando os grãos são mais velhos. Lavar ajuda o grão a hidratar mais rápido e acelera o cozimento do arroz.

2) Sempre refogue o arroz

O processo de refogar o arroz garante que ele fique mais soltinho pois cria-se uma camada de proteção no grão. A quantidade de óleo ou azeite também deve ser medida, o ideal é uma colher de sopa de azeite para cada xícara de arroz.

3) Quantidade correta de água é importante

Muita quantidade de água no cozimento vai deixar o arroz todo grudado. A quantidade ideal é sempre duas xícaras de água para cada xícara de arroz. E lembre-se, a água sempre quente.

Bom, essa são algumas dicas que acho importante lembrar para o sucesso do seu arroz. E vocês, tem alguma dica no preparo do arroz?

 

Deixe uma resposta