Pernil assado na cachaça e farofa de pão

em-uma-travessa-pernil-assado-cachaca-farofa-pao

Um pernil assado é sempre bem vindo principalmente em festas ou ocasiões especiais. Essa receita é deliciosa e simples de fazer, experimente!

Todo mundo aqui em casa adora pernil, carne de porco, torresmo, bacon, mas é claro que ninguém pode comer isso todos os dias, só mesmo em festas ou ocasiões especiais como Natal e Ano Novo. Então como estamos próximos do Natal, vamos fazer essa receita deliciosa e comemorar comendo com prazer!

Pernil assado na cachaça e farofa de pão

Ingredientes

1 pernil
3 xícaras (chá) de cachaça
2 folhas de louro
1 cebola grande picada
4 dentes de alho picados
Sal a gosto
1/2 pimenta pequena dedo de moça picada
1 buquê de ervas (salsa, alecrim, orégano, tomilho e manjericão)

Farofa:

7 pães amanhecidos ralados
100g de margarina
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1/2 pimenta pequena dedo de moça picada
Sal a gosto
3 bananas maduras e firmes cortadas em rodelas
Salsa picada a gosto

Modo de preparo 

Em uma tigela, misture a cachaça, as folhas de louro, a cebola, o alho, o sal e a pimenta. Coloque o pernil em uma assadeira e com um garfo ou faca, faça vários furos. Em seguida despeje o tempero e com as mãos espalhe bem por todo o pernil. Coloque-o em um saco plástico próprio, junto com o que restou de tempero na assadeira e o buquê de erva. Feche o saco plástico e leve-o à geladeira por 24 horas, virando várias vezes para que o tempero penetre em toda a carne. Retire o pernil do saco plástico, coloque-o em uma assadeira e regue com o tempero. Tampe com papel alumínio e asse no forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente  5 horas, regando-o com o caldo que se formou na assadeira.  Retire o papel alumínio, o ramo de ervas e deixe dourar.

Farofa:

Em uma frigideira derreta a margarina, doure a cebola e o alho. Junte o pão ralado e mexa até umedecer todo o pão. Tempere com o sal e a pimenta. Junte as rodelas de banana, a salsa e desligue o fogo. Coloque o pernil em uma travessa, ao redor a farofa. Se quiser, engrosse o molho que se formou na assadeira com um pouco de amido de milho e sirva com a carne.

Dica:

O ideal é que o pernil seja temperado um dia antes (com tempero completo, alho, cebola, pimenta do reino).Para um melhor resultado, use uma cachaça de boa qualidade.

Fonte:mdemulher

Deixe uma resposta