Purê aligot de batatas com queijo

Esta é uma das receitas que não pode faltar no seu caderninho! Como sempre fazemos aqui no blog, temos uma preferência por receitas práticas que as pessoas consigam fazer sem muita dificuldade e esse prato apesar de ser uma receita francesa, o purê aligot, não é difícil de fazer.

Conheço amigos que “tremem na base” quando se fala em cozinha francesa, pensando que tudo é muito complicado de fazer. De fato, existem muitas receitas que exigem técnica, mas a grande maioria é simples mesmo, sem frescura.

Esse receita é excelente acompanhamento para carnes e assados ou cogumelos. Leva creme de leite fresco e dois tipos de queijo na composição, fica cremoso como a gente pode imaginar. Sensacional!

Ingredientes

– 3 batatas grandes

– Uma colher de sopa de manteiga

– 150 ml de creme de leite fresco

– 150g de queijo gruyère ralado

– 150g de queijo minas ralado ou queijo meia cura

– Sal e pimenta a gosto

– Leite para dar o ponto

Modo de preparo

– Cozinhe as batatas até ficarem bem macias e a casca começar a rachar. Descasque as batatas (com ajuda de um pano!) e amasse no espremedor ou com um garfo;

–  Em uma panela, adicione o leite aos poucos, manteiga e sal, misturar até criar um creme homogêneo. Acrescentar os queijos e creme de leite, misture bem até dar o ponto do aligot. Ele precisa estar bem puxa, mas sem ficar duro demais.

Deixe uma resposta