Receita de arroz à piemontês

Arroz a piamontês tradicional.

Na região de Pimonte Itália, um arroz tipico arredondado e bem curtinho é o grão típico para esse tipo de receita. No Brasil, o arroz à Piemontês (piamontese no “brasilerês”) é muito apreciado quando acompanhado de um medalhão de filé mignon ou outro corte de carne vermelha com molho madeira.

Adaptou-se da receita tradicional principalmente o tipo de arroz, onde é possível fazer o preparo usando o arroz comum sem problemas. Fato é que a receita fica uma delícia, e é um excelente acompanhamento para carnes em geral.

A receita aqui no Brasil a que chamamos de piamotese, leva creme de leite e presunto e as vezes vinho branco, por isso fica bem cremosa. A tradicional não leva isso, é mais rústica e é bem caprichada na manteiga. Também tem cremosidade mas não entra o creme de leite e nem o presunto, mas se quiser adaptar fique a vontade, fica uma delicia de todo jeito!

Arroz à piemontês

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 1 cebola grande batida. Fica mais fácil bater ela no processador até ficar com os pedaços bem pequenos.
  • 1/2 quilo de arroz
  • Água quente ou caldo de carne
  • 1 copo de queijo parmesão ralado
  • 200 gramas de ervilhas (pode ser uma lata de ervilhas também)
  • 150 gramas de champignons cortados em lâminas

Modo de preparo

  1. Esquente uma colher de manteiga (adicione um pouquinho de azeite para não queimar) e refogue a cebola bem rápido para não escurecer.
  2. Acrescente o arroz e refogue bem em fogo baixo para que os grãos fiquem bem impregnados com a manteiga.
  3. Vá acrescentando o caldo de carne no arroz aos poucos a medida que o arroz for absorvendo. Se não quiser usar caldo, pode ser o mesmo processo usando água quente. Mas lembre-se, se você fizer com caldo de carne em tabletes, ele já possui bastante sal portanto, tome cuidado para não salgar em excesso durante o preparo.
  4. Vá fazendo esse processo (em fogo alto) até o arroz cozinhar.
  5. No final, desligue o fogo e acrescente o queijo, as ervilhas e o champignon. Misture suavemente e sirva.

Veja também

Deixe uma resposta