Receita de Bolo de Banana – Sem leite, sem açúcar e sem farinha

Todo mundo gosta de bolo de banana, ainda mais quando se trata de um bolo que tenha castanhas, damasco e passas. Só por ai já dá para saber que fica uma delícia. Foi assim que esse bolo começou a me conquistar e depois que eu vi que ele  não tinha leite, nem açúcar nem farinha adorei! Afinal quem não gosta de um bolo que pode ser comido durante uma dieta, que não tem nada de errado? Pois é e você pode ter certeza de que fica uma delícia mesmo!

Eu fiz mesmo tendo que convencer o meu maridinho de que valeria a pena, porque ele de cara já achava que não iria prestar, como pode bolo sem farinha e sem leite e sem manteiga ficar bom? Mas fica! E ele viu e comeu! Então se você está ai pensando que não pode comer nada durante a sua dieta, eu arisco dizer que sim. Pelo menos se não for uma dieta altamente restritiva, o que não é o caso da nossa.

E ai você pensa, mas o Damasco tá caro! Pois é, mas compensa viu? Mas se você não quiser não compra, pode deixar sem ou colocar outra fruta seca e tal. Eu fiz com porque adoro Damasco, e ficou muito, muito gostoso com ele.

E a única dica que eu tenho para dar é quanto ao adoçante que eu usei que foi o açúcar Tal&Qual,  que é para uso culinário e pode ser levado à altas temperaturas. Não use adoçante que não seja de uso culinário para não atentar contra a sua saúde. Ou coloca esse ou não coloca ou usa açúcar mascavo, por exemplo.

Quanto ao chocolate é opcional, mas se for usar não exagere, ele deixa mais amargo, porque não é achocolatado. Ai se você aumentar o chocolate vai precisar aumentar o adoçante.

Então, vamos à receita?

Bolo de Banana com Damasco, Ameixa, Passas e Castanhas – Sem leite, sem açúcar e sem farinha

Ingredientes

receita-bolo-de-banana-sem-farinha-sem-leite-sem-gordura-com-damasco-e-castanha-ingredientes

  • 3 ovos
  • 5 bananas nanicas (banana d’ água) bem maduras
  • 2 xícaras de aveia em flocos ou farelo de aveia
  • 1 copo de damasco picado
  • 1/2 copo de nozes picadas
  • 1/2 copo de uva passa
  • 1/2 copo de ameixa preta picada
  • 1 colher de sopa cheia de fermento em pó
  • 3 colheres de adoçante em pó Tal&Qual (opcional se não for usar chocolate)
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó (Eu uso garoto)
  • 1 colher de café de canela
  • 1 colher de café de nós moscada
  • 1 pitada de sal

 

Modo de Preparo

-Bater no liquidificador os ovos com as bananas.

-Passar para um refratário e misturar os outros ingredientes.

-Colocar em forma untada e assar em forno médio até dourar por mais ou menos 30 minutos. Enfie o palito se sair seco está pronto.

receita-bolo-de-banana-sem-farinha-sem-leite-sem-gordura-com-damasco-e-castanha-passo-a-passo

Dicas: 

-Se quiser variar a receita pode fazer com chocolate em pó. Não é achocolatado aquele famoso que tem açúcar, é cacau em pó, aquele que não tem açúcar. Basta uma ou duas colheres na massa quando for bater os ovos com as bananas. Fica delicioso também!

-Se não gostar de banana pode substituir por maças, mas é importante que estejam doces, maduras para liberar o açúcar natural delas no bolo.

-Para quem não está de dieta pode usar 1/2 xícara de açúcar mascavo,  também fica uma delícia.

 

E você gostou? Deixe um comentário e obrigada pela visita 🙂

2 Comment

  1. maria iracilda souza says: Responder

    sim uma receita deliciosa mas não posso come açúcar. Pode substituir o chocolate sem açúcar?

    1. Oi Maria,

      A receita não leva açúcar, e sim adoçante culinário. O chocolate usado é o cacau em pó, livre de açúcar. Cuidado para não confundir com achocolatado, esse sim são repletos de açúcar.
      Se tiver dúvida é só falar, bjs!!

Deixe uma resposta