Receita de quentão e vinho quente para festa junina

Tem coisa mais gostosa do que chegar em uma festa junina e sentir aquele cheirinho de quentão vindo das barraquinhas? E como sempre nas festas de São João o clima já está bem frio é mais do que convidativo experimentar um quentão bem gostoso para começar as festividades.

Separamos 2 receitas tradicionais que quentão e vinho quente. É claro que cada região tem suas peculiaridades e pode mudar um pouco a receita, portanto fique a vontade para fazer suas adaptações.

Receita de quentão

Aquele calorzinho que dá quando tomamos um quentão não é somente pela cachaça, mas também pelo gengibre e a canela que são termogênicos e dão um “esquenta” rapidinho.

Ingredientes

– 1 litro de cachaça;

– 1 ½ copos de água;

– 3 limões grandes cortados em rodelas. Dê preferências pelos mais durinhos e consistentes, assim eles soltam o gosto divagar e não dissolver por completo.

– 4 a 5 cravos da índia;

– Pedacinhos de gengibre, em média 50g;

– Pedaços de pau de canela;

– Açúcar a gosto.

Modo de preparo

Coloque tudo em uma panela ou caldeirão grandes e deixe ferver alguns minutos. Deixe em fogo brando enquanto o quentão é servido.

Receita de vinho quente

Esta receita de vinho quente é tradicional e acompanha a minha família a muito tempo, e nem preciso falar que é a minha preferida. 😛 Um detalhe muito importante é a qualidade do vinho. Sempre tive alergia a corantes e uma certa vez fiz esta receita com uma marca de vinho que não conhecia e o resultado foi tenebroso, fiquei toda empipocada de alergia pois a tranqueira do vinho tira um corante muito forte. Portanto, compre uma marca de vinho que você conheça pois as vezes nossos amigos ou convidados podem ter algum tipo de alergia e não queremos que ninguém fique doente não é mesmo?

Ingredientes

– 2 litros de vinho tinto seco;

– 1 xícara e 1/2 de açúcar;

– 4 maçãs e picadas em cubinhos;

– 1 laranja seleta;

– 1 xícara de água;

– 2 xícaras de abacaxi picado. (É opcional mas fica uma delícia!);

– Cravo e canela em pau à gosto;

– 1 colher de café de noz moscada ralada;

– 30g de gengibre ralado;

Modo de preparo

– Derreta em uma panela metade do açúcar e deixe chagar a cor de caramelo adicionando o cravo e canela. Em seguida adicione o resto do açúcar e da água;

– Quando der fervura, deixe e fogo brando de 10 a 15 minutos até virar um xarope.

– Acrescente um litro de vinho tinto e deixe ferver por cerca de 40 minutos para reduzir o vinho;

– Quando a mistura já estiver reduzida, acrescente a laranja cortada ao meio, as frutas e as especiarias.

– Para finalizar, acrescente o outro litro de vinho. Não deixe ferver senão o álcool ira evaporar.

Um bom “arraiá” para todo mundo!

Deixe uma resposta