Receita especial de Empadão de camarão com catupiry

Aqui em casa todo mundo adora comer, e quando o prato é empadão a fila aumenta! Eu, o marido, a sogra, o sogro, a filha todo mundo gosta. Mas quando se trata de empadão de camarão a coisa fica ainda melhor, ninguém come um pedaço apenas, não dá tempo nem de pensar e acaba.

 

E como eu adoro empadão fui me especializando e testando receitas até que cheguei a esta que ficou sendo a minha invenção. E agora eu resolvi compartilhar o meu segredinho com vocês. Afinal mandar bem na cozinha não atrapalha a vida de ninguém, só tem coisas a favor…rs

 

Será que é porque fica bom? Não!! ‘Fica ótemo’! E se eu conquistei o povo todo aqui de casa com essa receita, faça ai na sua casa e conquiste seus amigos e parentes também!

 

 Veja também

Empadão de frango com massa podre

Empadão de frango com requeijão catupiry

 

Empadão de camarão com massa que dissolve na boca

Ingredientes para massa

1 xícara de gordura vegetal hidrogenada

1/2 kg de farinha de trigo ou o quanto baste para soltar das mãos

1 colher de chá de sal

1 xícara  de chá de maionese

1 xícara de guaraná

2 ovos inteiros

½ xícara de queijo ralado

1 colher de sopa de fermento em pó

1 ovo inteiro batido para pincelar

 

Ingredientes para o recheio

1 colher de sopa de raspa de noz moscada

1 cebola picadinha

2 colheres de manteiga

2 xícaras de leite

2 e ½ colher de farinha de trigo

2 colheres de sopa de maisena

1 lata de creme de leite (sem soro)

1 pacote de queijo catupiry

1 kilo de camarão médio com cascas

4 tomates picados e batidos no liquidificador e peneirados

1 colher de chá de pimenta do reino

1 colher de sopa de sal

1 gema

 

Modo de preparo da massa

Misture a gordura vegetal com o guaraná, os dois ovos inteiros, o sal, o queijo ralado, a maionese e o fermento, bata na batedeira por mais ou menos 5 minutos, depois vá acrescentando a farinha aos poucos até dar o ponto de soltar das mãos. Deixe descansar por 20 minutos.

Modo de preparo do recheio

Descasque os camarões, limpe-os e reserve. Ferva as cascas dos camarões em um copo de água e o caldo dos tomates e deixe reduzir pela metade este líquido. Depois coloque os camarões para ferver por 5 minutos, não mais que isso para não emborrachar. Retire os camarões e reserve o caldo.

Refogue os camarões na manteiga, por dois minutos, depois os retire e reserve.

Na mesma panela que refogou os camarões, coloque a cebola picada para dourar, se for preciso coloque mais uma colher de manteiga, depois que a cebola começar a dourar coloque a farinha de trigo para fritar junto, (ela vai engrossar, é assim mesmo) mecha colocando aos poucos a metade do leite, mexendo sempre para não empelotar, e acrescente as raspas de noz moscada e o sal e a pimenta do reino. Depois coloque o restante do leite junto com a maisena já dissolvida, e uma gema batida ao restante do molho, mecha bem até formar uma massa expressa. Depois desligue o fogo e acrescente o creme de leite sem soro. Reserve.

Montagem do empadão

Divida a massa, e coloque em uma forma retangular média, a metade da massa esticada incluindo as bordas laterais. Depois coloque o recheio já frio, depois de colocar o recheio deite aos poucos o queijo catupiry, e cubra com o restante da massa. Depois pincele com o ovo batido. Coloque no formo pré-aquecido em temperatura média para assar por mais ou menos 30 minutos ou até que a massa fique dourada.

Fotos do passo-a-passo 

empadao-de-camarao-receita

receita-de-empadao-de-camarao

Então, o que você achou? Deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Deixe uma resposta